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segunda-feira, 23 de maio de 2011

Elaboração de Projetos NTE5 Itabuna


ELABORAÇÃO DE PROJETOS (NTE 05-ITABUNA)
Carga Horária: 40
Período de Realização: 11/5/2011 a 11/7/2011
Local: NTE 05 - Itabuna.
PROFª MULTIPLICADORA: IARA SANTOS.

ATIVIDADES - EIXO 1 
1ª Semana: 12 a 18/05:
Atividade 1.2 – Diálogo teórico;

Assunto: 
- Escolher um dos teóricos apresentados anteriormente, fazer um estudo mais aprofundado de suas idéias, destacar um aspecto considerado por ele importante e compartilhar com os colegas no Fórum

JUSTIFICATIVA

        Prezados, 
        Saudações

        Precisamos trabalhar com um Projeto sobre Educação Ambiental. São diversos os disponibilizados em  Editais Via Internet, como o Proease/Com-Vida/ Agenda 21,  Parlamento Jovem, REJUMA, PEJUMA os quais têm convidado a todos,  para que Sociedade Civil interaja com a rede  Municipal e Estadual de Ensino, na divulgação e efetivação de algum projeto . Então vem em boa hora aproveitarmos este Curso Elaboração de Projetos, pois necessitamos orientações. Uma vez capacitados, com certeza seremos multiplicadores junto a nossos colegas e alunos, além de podermos apoiar ONG's,  Entidades e ativistas em educação ambiental. Importa-nos conhecer, participar, investigar,  para então desenvolvermos na Escola, na sala de aula, e assim, podermos compartilhar e argumentar, auxiliar as contrapartidas em reuniões sócio ambientais, inclusive.

Atenciosamente Lucia Carmen de Oliveira

       Fernando Hernández
Biografia: doutor em Psicologia e professor de História da Educação Artística e Psicologia da Arte na Universidade de Barcelona. Tem 50 anos e há 20 se dedica a lutar pela inserção dos projetos didáticos na escola. Escreveu Transgressão e Mudança na Educação (Ed. Artmed). Hernández defende a reorganização do currículo por projetos, em vez das tradicionais disciplinas.
       Podemos começar pelo levantamento de dúvidas. A seguir, definição de objetivos de aprendizagem e dos problemas a resolver; só depois escolhemos as disciplinas.
       A conclusão pode ser uma exposição, um relatório ou qualquer outra forma de expressão.
       “É bom e é necessário as aulas expositivas, participação de seminários, trabalho em grupo e individualmente, aproveitando as diversas situações”, explica Hernandez.
        O que ele diz: “a organização do currículo deve ser feita por projetos de trabalho, com atuação conjunta de alunos e professores. As diferentes fases e atividades que compõem um projeto ajudam os estudantes a desenvolver a consciência sobre o próprio processo de aprendizagem”. Mas, todo projeto tem de estar relacionado aos conteúdos. É fundamental estabelecer limites e metas para a conclusão dos trabalhos.

       Provavelmente, Fernando Hernández provoca o seu leitor a pensar, no contexto educacional, em questões que podem ser problematizadas e contempladas em projetos de trabalho e de investigação. Reorganizar o currículo por projetos, em vez das tradicionais disciplinas. Essa é a principal proposta do educador.
        Hernández se baseia nas idéias de John Dewey (1859-1952), filósofo e pedagogo que defendia a relação da vida com a sociedade, dos meios com os fins e da teoria com a prática (...) o docente, ao invés de mero “transmissor de conteúdos” se transforma num pesquisador.  Assim, o aluno passa a sujeito, se sente parte do processo.

John Dewey (1859-1952) 
       Filósofo e pedagogo o norte americano John Dewey, defendia a relação da vida com a sociedade, dos meios com os fins e da teoria com a prática. A educação, na visão deweyana, é “uma constante reconstrução da experiência, de forma a dar-lhe cada vez mais sentido e a habilitar as novas gerações a responder aos desafios da sociedade”. Educar é (...) preparar pessoas para transformar algo. A experiência educativa é, para Dewey, reflexiva, resultando em novos conhecimentos. 
        John Dewey dizia que a Escola não pode ser uma preparação para a vida, mas sim, a própria Vida: vida-experiência e aprendizagem, fazendo com que a função da escola seja a de propiciar uma reconstrução permanente da experiência e da aprendizagem dentro de sua vida. A educação teria uma função democratizadora de igualar as oportunidades. De acordo com o ideário da escola nova, quando falamos de direitos iguais, devemos estar aludindo a direitos de oportunidades iguais perante a lei. 
http://www.educador.brasilescola.com/gestao-educacional/escola-nova.htm 



MENSAGENS  dos teóricos apresentados

Algumas citações interessantes. 

Friedrich Froebel 
“A criança, segundo Froebel, trazia em si a semente divina de tudo o que há de melhor no ser humano. Cabia à educação desenvolver esse germe e não deixar que se perdesse”. 
“A educação se desenvolve espontaneamente. Quanto mais ativa é a mente da criança, mais ela é receptiva aos novos conhecimentos”.
 
“Froebel via a educação como uma atividade em que a escola e a família caminham juntas”. 
Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/friedrich-froebel-307910.shtml 

Piaget – O Biólogo que pôs a aprendizagem no microscópio
        Piaget criou um campo de investigação pedagógica – a epistemologia genética, centrada no desenvolvimento natural da criança.
       Ponto central: estrutura cognitiva do sujeito. As estruturas cognitivas mudam, com os processos de adaptação: assimilação e acomodação. A assimilação envolve a interpretação de eventos em termos de estruturas cognitivas existentes. A acomodação se refere à mudança da estrutura cognitiva para compreender o meio. 
        Com Piaget ficou claro que as crianças desenvolve seu raciocínio gradualmente, se inserem nas regras, valores e símbolos da maturidade psicológica. É importante lembrar que os modelos teóricos são sempre parciais e que, no caso de Piaget, não existem receitas prontas para a sala de aula.
Fonte de pesquisa: 
http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/jean-piaget-428139.shtml
Vigotsky 
Desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada estágio de idade; o indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o professor e com outros alunos, mediante as experiências a que foi exposta.

HTTP://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/lev-vygotsky-307440.shtml?page=page2

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