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quarta-feira, 15 de maio de 2013

Plano de Curso 5ª Série 6º Ano CEC

ESCOLA MUNICIPAL: Centro Educacional de Coaraci

PLANO ANUAL - PROFESSORA: Lucia Carmen de Oliveira

PLANO DE CURSO 2013 - DISCIPLINA: CIÊNCIAS – SÉRIE: 5ª série/6º Ano.

COORDENADORAS: Professoras: Angélica, Meire, Kátia, Letícia, Miraldina.
“(...) ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre" (FREIRE, 1979, p.79).

JUSTIFICATIVA
O OBJETIVO GERAL DO P.P.P. é promover educação de qualidade, que possibilite ao aluno a apropriação do conhecimento científico e o desenvolvimento de suas competências e habilidades, formando cidadãos conscientes, participativos, responsáveis e capazes de promover transformações na sociedade.

PLANO DE CURSO 2013 Disciplina Ciências
OBJETIVOS GERAIS
• Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive e as tecnologias como meios para suprir as necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao ser humano e ao equilíbrio da natureza; • Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação. • Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
*Reconhecer e compreender características básicas dos seres vivos, comparando-as com o ser humano; • Relacionar conhecimento científico e vida cotidiana, respeitando a si mesmo e ao meio ambiente; Compreender o ser humano como um ser natural, em interação com a Natureza, com a sociedade e com o Universo;• Reconhecer e compreender as especialidades dos minerais, animais e vegetais;• Reconhecer e compreender a dinâmica do meio ambiente, conceituando e interpretando fenômenos ambientais;• Identificar e descrever as características da Ciência e relacioná-la ao seu Criador;• Relacionar o conhecimento botânico e zoológico as mais variadas situações do cotidiano;• Compreender a origem e diversidade dos seres vivos, sistematizando e classificando informações científicas;• Reconhecer e compreender o funcionamento dos sistemas presentes no organismo humano;• Identificar e descrever as características do corpo humano e relacioná-las ao seu Criador.• Ler, interpretar e analisar ideias, conceitos e procedimentos científicos.

PRIMEIRO BIMESTRE

CONTEÚDOS

OS SERES VIVOS E O AMBIENTE - Capítulo 1.Quanta vida na Terra!.Brasil: grande variedade de vida. Ninguém vive sozinho.
Capítulo 2. ONDE A VIDA ACONTECE. Do organismo à Biosfera. Seres vivos: “endereço” e “profissão”, ou seja, o jeito de ser e o lugar de cada um: Ambientes naturais e ambientes construídos. Adaptação. Hábitat.
Capítulo 3. A TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA E DE MATÉRIA NUM ECOSSISTEMA. Energia solar & Fotossíntese: (alusão no capítulo um - a luz do Sol ilumina a Terra e é necessária para que as plantas possam fabricar seu alimento; esse aquecimento da Terra promove o Ciclo da água e, as chuvas + a temperatura formam os climas, possibilitando o desenvolvimento da vida nos mais diversos ambientes em que ela se instala (adaptação). Produtores, consumidores e decompositores. As cadeias alimentares. Teias alimentares. OBS.: Os seres herbívoros além de serem consumidores primários, sempre são do primeiro nível trófico. E os seres carnívoros nunca são consumidores primários, mas podem ser secundários, terciários, quaternários. Nós somos onívoros porque somos consumidores primários, secundários, terciários... ao mesmo tempo.
Capítulo 4. AS RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS. A organização em sociedade (as várias castas de formigas, cupins, abelhas e suas “profissões”). Associações sem prejuízos: Comensalismo, Inquilinismo e Mutualismo. Associações em que pelo menos uma espécie é prejudicada: Predação, Parasitismo e Competição.
Capítulo 5. A DISTRIBUIÇÃO DA VIDA NA BIOSFERA: ambientes aquáticos e terrestres.


SEGUNDO BIMESTRE

Capítulo 7. O SER HUMANO E O AMBIENTE. Relação entre os seres vivos e o ambiente. Na floresta,na fazenda, na cidade. . . A modificação do meio ambiente. Seres humanos e impactos ambientais: exemplos de ações antrópicas positivas e negativas.
Capítulo10. MINÉRIOS E JAZIDAS. Mineral, minério,jazida e mina.Os combustíveis fósseis. Derivados do petróleo. Gás natural: combustível “limpo”. Carvão mineral. OS MINÉRIOS METÁLICOS: Ferro, Alumínio,Cobre, Chumbo, Ouro, Prata. PEDRAS PRECIOSAS: Diamante, Rubi e safira,Esmeralda. Recursos naturais renováveis. Recursos naturais não-renováveis. Reciclagem e reaproveitamento.
Capítulo11. O SOLO: piso, pátria, pão. Formação e desenvolvimento do solo: sua história. Do solo àrocha-matriz. A composição do solo. A importância do solo. Tipos de solo. O solo pode ser melhorado. ARAÇÃO: tirando a terra do “sufoco”. ADUBAÇÃO: o solo pobre fica rico. IRRIGAÇÃO: molhando a terra. DRENAGEM: TIRANDO O EXCESSO DE ÁGUA.
Capítulo12. PRESERVANDO O SOLO. Solo e erosão. Conceito ou definição. Tipos de erosão: Erosão pela água; Erosão pelo vento. Dinâmica de modificação do solo pelas atividades humanas. Combate à erosão do solo.


TERCEIRO BIMESTRE:

Capítulo13. A ÁGUA E A VIDA. Fórmula química da água. Água potável. Água destilada e água mineral. A água nos seres vivos. Água: solvente da vida! Soro fisiológico. Água sanitária.
Capítulo14. A ÁGUA E SEUS ESTADOS FÍSICOS. Organização das moléculas de água conforme os seus estados físicos. Mudança de estado físico da água. Solidificação. Fusão. Vaporização. Liquefação. Sublimação. O Ciclo da água na natureza.
Capítulo15. TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO. O que é saneamento básico. Tratamento da água pela EMBASA. Tratamento caseiro de água, filtração ou fervura. Tratamento de esgoto. Fossa séptica quando não há rede de esgoto. AULA PRÁTICA: página 177.:Construindo um filtro com garrafa PET, cascalhos e areias grossa e fina.


QUARTO BIMESTRE:

Capítulo16. ATMOSFERA: camada gasosa que envolve a Terra. Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera, Exosfera.
Capítulo17. O ar e sua composição. A mistura de gases da Troposfera. GASES: nitrogênio, oxigênio, carbônico. O AR E A COMBUSTÃO: Distinção entre: Combustão e combustível. Utilidades e prejuízos da combustão (PARA IR MAIS LONGE).
Capítulo 21. LIXO: problemas e soluções. Tipos de lixo. O destino do lixo. Como reduzir o lixo.


METODOLOGIA
Leitura oral compartilhada e grupal. Aula expositiva: Cópia de esquemas representativos e resumos. Desenhos.Leitura silenciosa. Leitura de textos visuais. Leitura do livro didático, paradidáticos, periódicos. Promover debates e palestras. Atividades em grupo. Atividades individuais. Usar data show e TV. Construção de mapas. Confecção de cartazes e trabalhos manuais. Trabalhos individuais. Trabalho em grupo. Atividades do livro didático. Utilização de jornais, revistas e cartazes. Provas escritas.
Caça palavras e/ou Cruzadinhas.

AVALIAÇÃO PROCESSUAL: A avaliação será contínua no aprendizado do aluno através da verificação de aprendizagem seja com correções coletivas no quadro, seja com discussão, participação em sala, desempenho nas atividades, trabalhos, vistos no caderno, atividades avaliativas, culminando com provas bimestrais contendo questões objetivas e discursivas.

CITAÇÃO BIBLIOGRÁFICA. “Faz parte do planejamento a preparação teórica das aulas e metodologias de ensino e aprendizagem. Dentre as estratégias de ensinagem, que é o ato de aprendizagem do aluno que supera a simples ação do professor de expor o conteúdo (ANASTASIOU, 1998), estão às atividades práticas, de importância principalmente nas disciplinas de Ciências, dentre elas a Biologia, visto que despertam e mantém o interesse dos alunos. “Estas aulas desempenham funções únicas, permitem que os alunos tenham contato direto com os fenômenos, manipulando os materiais e equipamentos, e observando organismos” (KRASILCHIK, 1983, p.77).


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
O livro do aluno: Carlos Barros e Wilson Paulino, 4ª Edição, 7ª impressão. Ática. São Paulo 2012.
Revistas, Jornais, literatura interdisciplinar disponíveis no acervo do CEC. E apostilas dos cursos de formação continuada, Provinha Brasil, Olimpíadas de Matemática.
Sites:
Ciencianamidia.wordpress.com/videos-selecionados/
http://www.slideshare.net/SILVANA222/planejamento-anual-2013-cincias-5-a-7-srie-do-ensino-fundamental-ii
http://www.slideshare.net/hyguer/professor-investigador-versus-ensino-de-biologia
HTTP://lucarmen.blogspot.com

“Bem aventurado o homem que busca o conhecimento e adquire sabedoria” Provérbios 3:13. Almeida.

CAMINHANTES são os que não se acomodam, mas, buscam o Conhecimento com sede de aprender a aprender, compreender que uma ressignificação da concepção das coisas é inerente a nossa convicção que nada no Universo (extensivo inclusive ao espaço escolar) está estático ou hermético e nem acabado. Pelo contrário. Por isso buscamos, na medida do possível, evoluir em muitos dos aspectos inerentes à condição humana: Ser Humano Racional, enquanto a Porta da Graça está literalmente disponível para quem quiser enveredar as sendas das aprendizagens que permitam interagir, de modo a nos colocarmos no lugar do outro: “Ama ao próximo como a si mesmo” disse o nosso Criador. Fonte:


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