NTE –05
Aprendendo e Ensinando com as TIC120
PROFESSORA MULTIPLICADORA:
Gizélia Bertoldo Maciel
Relatório das atividades, realizado por Lucia Carmen de Oliveira
EAD III Unidade
(27.10 a 18.11.10)
Após ler a entrevista de Lucas Ciavatta e assistir o vídeo
Bloco do Passo, visitamos: http://www.opasso.com.br
O
vídeo “O Passo” permite a compreensão de que qualquer desafio pode ser submetido a ações
observáveis, buscando disciplina e criatividade, visando colocar em prática as
novas idéias e treinar as habilidades para efetivá-las.Após definir os objetivos e os conteúdos, a metodologia inclui aprender fazendo algo “motoramente” num percurso dinâmico, que envolve projetos de trabalho /aprendizagem colaborativa. Quem aprende se apropria também do processo pelo qual adquiriu o conhecimento; e quem aprende pode em seguida, ensinar.
O uso do Power Point na apresentação de slides possibilita ter uma idéia de como o ensino aprendizagem se desenvolve. Enfim, poderíamos discorrer todo o resumo de “Saltos no Tempo” mas, como em qualquer disciplina, o Plano de aula é aberto as reformulações, na tentativa de adequação as realidades dos alunos.
·
Ementa do curso: Aquecimento Global é um tema recorrente as alterações climáticas, gerador de análises das problemáticas por
causa do uso irracional dos recursos naturais.
·
·
Objetivos
·
Fazer correlação de “O Passo” com “O Ensino e Aprendizagem com o uso das TIC”, foi importante ( apesar
de não ter assistido todo o vídeo). Vemos que os recursos da Mídia também
evolui , atendendo a novos programas mais complexos e elaborados, face ao ritmo
acelerado na produção de melhores
equipamentos.
·
Objetivos gerais:
·
Faz-se urgente a familiarização com os termos da Educação Ecológica ou Ambiental, como diz o Mestre
Seattle “o que fizermos ao ambiente estaremos fazendo a nós mesmos”.
·
Objetivos específicos:
·
Seria, praticar
os conceitos aqui abordados nos tutoriais, mas, no meu caso, preciso de duas telas monitores.
·
·
Conteúdo programático:
·
Como posso utilizar as TIC e
levar para a escola outras formas de ensino e aprendizagem
Criado por: Gizélia Bertoldo Maciel
Criado por: Gizélia Bertoldo Maciel
·
·
·
Metodologia
·
Ler a entrevista de Lucas Ciavatta (p.119 - Guia do cursista) e assista
o vídeo Bloco do Passo (disponível no youTube -
http://www.youtube.com/watch?v=L3XlxbNxjqg). Visite também seguinte site: http://www.opasso.com.br e leia o texto O Mito da Telinha de Graziela Giusti (Guia do cursista).
Faça ligações entre este material e o processo ensino e aprendizagem com o uso
das TIC.
·
Boas contribuições e bons comentários!
·
Período: 27/10 a 09/11
·
“Saltos no Tempo” é um bom
exemplo de como a tecnologia se desenvolve
(...) tudo flui a partir de nossas experiências anteriores, no firme
propósito de ir onde for necessário aberto a novas experiências, vários caminhos até achar um que seja
satisfatório às necessidades dos alunos.
·
Também auxiliada pela organização de slides, a partir
dos sites
·
(http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html),
o Porta Curtas (http://www.portacurtas.com.br).
(http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/videos.php
·
·
RECURSOS NECESSÁRIOS
·
Guia do Cursista, Câmera, pendrive, computador,
impressora, TV pendrive, controle com baterias, papel ofício, impressora e
cartuchos.
·
Blog dos
colegas e o meu - HTTP://lucarmen.blogspot.com
·
·
AVALIAÇÃO
·
Processual, ao longo das pesquisas e práticas.
·
·
REFERÊNCIAS
·
Guia do Cursista do MEC; Tutoriais pela professora Gizélia
disponibilizado no ambiente Proinfo. Sites da Internet.
Produções no Blog:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Segundo o Art 19 Lei de Acesso à Informação Ambiental (Lei 10.650/2003) determina, inclusive, o formato em que deve ser feito o pedido de informação. O artigo 2º da lei de acesso à informação estabelece que os órgãos e entidades integrantes do SISNAMA são obrigados a permitir o acesso público aos documentos, expedientes e processos administrativos que tratem de matéria ambiental.
Uma ENTIDADE pública deve prestar contas à sociedade tanto em relação ao seu financiamento, a suas atividades, e deve prever mecanismos para a participação direta da sociedade, através de ouvidorias, audiências públicas, Conferências, etc. Amparados no Artigo 19 da Declaração Universal de Direitos Humanos, que garante a liberdade de expressão e informação, o Instituto Viver da Mata, por seu representante ... Coletivojovemeducador.blogspot.com
pretende não só informar como inteirar os Jovens Ativistas Coaracienses, acerca do PROEASE/COM-VIDA/ AGENDA 21, uma forma de participação nos Projetos da SEMA/ COARACI BAHIA, pela participação Sociedade Civil, inclusive. Martnica