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segunda-feira, 15 de novembro de 2010


NTE –05  Aprendendo e Ensinando com as TIC120
PROFESSORA MULTIPLICADORA: Gizélia Bertoldo Maciel
Relatório das atividades, realizado por Lucia Carmen de Oliveira
EAD III Unidade (27.10 a 18.11.10)
Após ler a entrevista de Lucas Ciavatta e assistir o vídeo Bloco do Passo, visitamos: http://www.opasso.com.br 
O vídeo “O Passo” permite a compreensão de que qualquer  desafio pode ser submetido a ações observáveis, buscando disciplina e criatividade, visando colocar em prática as novas idéias e treinar as habilidades para efetivá-las.
  Após definir os objetivos e os conteúdos, a metodologia inclui aprender  fazendo  algo “motoramente” num percurso  dinâmico, que envolve projetos de trabalho /aprendizagem  colaborativa. Quem aprende  se apropria também do processo pelo qual adquiriu o conhecimento; e quem aprende pode em seguida, ensinar.
O uso do Power Point na apresentação de slides possibilita ter uma idéia de como o ensino aprendizagem se desenvolve.  Enfim, poderíamos discorrer todo o resumo de “Saltos no Tempo” mas, como em qualquer disciplina, o Plano  de aula é aberto as reformulações, na tentativa de adequação as realidades dos alunos.
·         Ementa do curso: Aquecimento Global é um tema recorrente as alterações climáticas, gerador de análises das problemáticas por causa do uso irracional dos recursos naturais.
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·         Objetivos
·         Fazer correlação de “O Passo”  com “O Ensino e Aprendizagem  com o uso das TIC”, foi importante ( apesar de não ter assistido todo o vídeo). Vemos que os recursos da Mídia também evolui , atendendo a novos programas mais complexos e elaborados, face ao ritmo  acelerado na produção de melhores equipamentos.

  
·         Objetivos gerais:
·         Faz-se urgente a  familiarização com os termos da  Educação Ecológica ou Ambiental, como diz o Mestre Seattle “o que fizermos ao ambiente estaremos fazendo a nós mesmos”.  
·         Objetivos específicos:
·            Seria, praticar os conceitos aqui abordados nos tutoriais, mas, no meu caso,  preciso de duas telas monitores.
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·         Conteúdo programático:
·         Como posso utilizar as TIC e levar para a escola outras formas de ensino e aprendizagem    
Criado por: Gizélia Bertoldo Maciel
 
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·         Metodologia
·         Ler a entrevista de Lucas Ciavatta (p.119 - Guia do cursista) e assista o vídeo Bloco do Passo (disponível no youTube - http://www.youtube.com/watch?v=L3XlxbNxjqg). Visite também seguinte site: http://www.opasso.com.br e leia o texto O Mito da Telinha de Graziela Giusti (Guia do cursista). Faça ligações entre este material e o processo ensino e aprendizagem com o uso das TIC.
·         Boas contribuições e bons comentários!
·         Período: 27/10 a 09/11
·         “Saltos no Tempo”   é um bom exemplo de como a tecnologia se desenvolve  (...) tudo flui a partir de nossas experiências anteriores, no firme propósito de ir onde for necessário aberto a novas experiências,  vários caminhos até achar um que seja satisfatório às necessidades dos alunos.
·         Também   auxiliada pela organização de slides, a partir dos sites 
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·         RECURSOS NECESSÁRIOS
·         Guia do Cursista, Câmera, pendrive, computador, impressora, TV pendrive, controle com baterias, papel ofício, impressora e cartuchos.
·         Blog  dos colegas e o meu  - HTTP://lucarmen.blogspot.com
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·         AVALIAÇÃO
·         Processual, ao longo das pesquisas e práticas.
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·         REFERÊNCIAS
·         Guia do Cursista do MEC;  Tutoriais pela professora Gizélia disponibilizado no ambiente Proinfo. Sites da Internet.

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