CAMINHANTES são os que não se acomodam, mas, buscam o Conhecimento com sede de aprender a aprender, compreender que uma ressignificação da concepção das coisas é inerente a nossa convicção que nada no Universo está estático ou hermético e nem acabado. Por isso buscamos evoluir em todos os aspectos do Ser Humano Racional, enquanto a Porta da Graça está disponível para quem quiser abraçar a causa da Salvação: JESUS O CRISTO SENHOR NOSSO. Martnica
domingo, 19 de maio de 2013
Critérios de Avaliações p/ 1º Ano EM do CELEM
UE: COLÉGIO ESTADUAL LUIS EDUARDO MAGALHÃES
DISCIPLINA: Biologia – Professora: Lucia Carmen de Oliveira
Série: 1º Ano do Ensino Médio
Assuntos e Critérios de Avaliações para o Bimestre II de 2013
CONTEÚDOS DO SEGUNDO BIMESTRE
8. Divisão celular: Mitose e Meiose; 9. Metabolismo energético: Fotossíntese e respiração anaeróbia dos fungos e respiração aeróbia dos demais seres vivos. 10. OS ÁCIDOS NUCLÉICOS: A natureza química dos genes no controle gênico das atividades celulares; Replicação, Transcrição e Tradução. E as respectivas atividades de cada capítulo (oito, nove e dez) valendo 3 X 3,33 cada correção oral em grupos de 5-6 alunos.
Segunda nota: AULA PRÁTICA,: Construção da molécula de DNA. (5,0 pontos). E o TRABALHO sobre o capítulo dezesseis: Desenvolvimento embrionário de mamíferos (5 pontos)
Terceira nota: A Prova valendo 5 + 5 =10pontos, ou seja, 5 pontos das cinco questões discursivas e 5 pontos das dez objetivas.________________________________________
ANEXO: PRÁTICA - Construção da molécula de DNA
MATERIAIS: cada grupo de 6 a 8 alunos deve trazer:
1 pacote de jujubas de quatro cores; 1m de arame bem fino cortado em dois ou quatro pedaços iguais; as quatro letras A T; G C para simbolizar as bases nitrogenadas(do tamanho da jujubas); palitos de dentes para representar as ligações de hidrogênio entre as BN; nucleotídeos em retângulos de cartolina.
MONTAGEM: em cada fio de arame enfiar jujubas em intervalos iguais; unir o par de fios cheio de jujubas enfiando um palito entre os pares de BN. Assim está pronto a dupla-fita de DNA. Se der tempo, nas laterais, pode-se colar retângulos de cartolina (previamente desenhados o restante do nucleotídeo: a pentose desoxirribose e o fosfato). Explicar cada componente do nucleotídeo. E torcer a dupla hélice para simular condensação cromossômica e/ou o sentido 5’, 3’ da helicoidização (Enrolamento de DNA para formar cromossomas).
RELATÓRIO. a) Explique, com suas palavras, o significado ou simbologia de cada material utilizado na confecção da dupla-hélice de DNA.
b)Resolva apenas as discursivas em “Questões para pensar e discutir” e também “Vestibulares pelo Brasil” referentes a cada capítulo (oito, nove e dez) valendo 3 X 3,33 cada correção oral.
c) Elabore perguntas e resposta a partir das propostas nas questões que você resolveu no item anterior (letra b).
OBS.: A correção oral – discussão em grupos, faremos em aulas alternadas (as três primeiras semanas).
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