CAMINHANTES são os que não se acomodam, mas, buscam o Conhecimento com sede de aprender a aprender, compreender que uma ressignificação da concepção das coisas é inerente a nossa convicção que nada no Universo está estático ou hermético e nem acabado. Por isso buscamos evoluir em todos os aspectos do Ser Humano Racional, enquanto a Porta da Graça está disponível para quem quiser abraçar a causa da Salvação: JESUS O CRISTO SENHOR NOSSO. Martnica
domingo, 19 de maio de 2013
Plano Anual 2ª Série do Ensino Médio
UE: COLÉGIO ESTADUAL LUIS EDUARDO MAGALHÃES
PLANO ANUAL - Professora: Lucia Carmen de Oliveira
PLANO DE CURSO 2013 - DISCIPLINA: Biologia – 2º Ano do Ensino Médio
COORDENADORAS COADJUVANTES: Professoras Clélia Eugênia, Elizabeth, Jailma.
“(...) ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre" (FREIRE, 1979, p.79).
OBJETIVOS GERAIS
• Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive e as tecnologias como meios para suprir as necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao ser humano e ao equilíbrio da natureza; • Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação. • Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem.
JUSTIFICATIVA – O objetivo geral do P.P.P. é promover educação de qualidade, que possibilite ao aluno a apropriação do conhecimento científico e o desenvolvimento de suas competências e habilidades, formando cidadãos conscientes, participativos, responsáveis e capazes de promover transformações na sociedade
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
*Reconhecer e compreender características básicas dos seres vivos, comparando-as com o ser humano; • Relacionar conhecimento científico e vida cotidiana, respeitando a si mesmo e ao meio ambiente; Compreender o ser humano como um ser natural, em interação com a Natureza, com a sociedade e com o Universo;• Reconhecer e compreender as especialidades dos minerais, animais e vegetais;• Reconhecer e compreender a dinâmica do meio ambiente, conceituando e interpretando fenômenos ambientais;• Identificar e descrever as características da Ciência; • Relacionar o conhecimento botânico e zoológico as mais variadas situações do cotidiano;• Compreender a origem e diversidade dos seres vivos, sistematizando e classificando informações científicas;• Reconhecer e compreender o funcionamento dos sistemas presentes no organismo humano;• Identificar e descrever as características do corpo humano; • Ler, interpretar e analisar ideias, conceitos e procedimentos científicos.
CONTEÚDOS
PRIMEIRO BIMESTRE
1.Sistemática e Classificação Biológica. 2.Vírus e Bactérias. 3.Algas, protozoários e fungos. 4.Diversidade e reprodução das plantas.
TRABALHO sobre o capítulo dois: ‘CIÊNCIA E CIDADANIA’- A importância das bactérias para a humanidade; DSTs causadas por vírus e por bactérias.VALOR: até 5 pontos.
PRÁTICA: desenho e confecção de células bacterianas e de envelopes virais e seus componentes com massa de modelar e outros materiais a livre escolha. E as respectivas atividades de cada capítulo (um, dois, três e quatro) valendo 3 X 3,33 cada correção oral em grupos de 5-6 alunos. VALOR: até 5 pontos.
SEGUNDO BIMESTRE
4. Diversidade e Reprodução das plantas – Biófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas. 5.Desenvolvimento e Morfologia das angiospermas. 6. Fisiologia das angiospermas. E as respectivas atividades de cada capítulo (capítulos quatro, cinco e seis) valendo 3 X 3,33 cada correção oral em grupos de 5-6 alunos. Total: até dez pontos.
PRÁTICA EM LABORATÓRIO: Plantação de ervilha em vasos com terra humosa e em algodão úmido. VALOR: até 5,0 pontos.
TRABALHO sobre o capítulo seis: Fisiologia das Angiospermas. VALOR: até 5,0 pontos. METODOLOGIA : só exposição dos cartazes e a explicação do seu conteúdo; confecção dos estômatos com bexiga de látex.
TERCEIRO BIMESTRE:
7. A DIVERSIDADE DOS ANIMAIS. 8.Platelmintos e Nematódeos. 9. Moluscos e Anelídeos. 10. Artrópodes. 11. Equinodermos e Cordados. E as respectivas atividades de cada capítulo (capítulos sete, oito, nove, dez e onze) valendo 5 X 2,0 cada correção oral em aulas alternativas, em grupos de 5-6 alunos. Total: até dez pontos.
TRABALHO sobre o capítulo doze: NUTRIÇÃO (valor: até cinco pontos);
PRÁTICA EM LABORATÓRIO: Dissecando um peixe fresco (AC p83 do Manual do professor) valor: até cinco pontos; 6 xérox para seis grupos.
QUARTO BIMESTRE:
13. Circulação sanguínea. 14. Respiração e Excreção. 15. Sistema Muscular humano. E as respectivas atividades de cada capítulo (capítulos treze, catorze e quinze) valendo 3 X 3,33 cada correção oral em aulas alternativas, em grupos de 5-6 alunos. Total: até dez pontos.
PRÁTICA EM LABORATÓRIO: examinando ossos e músculos (valor: até cinco pontos; pág.75 do Manual) 6 xérox para seis grupos.
TRABALHO sobre o capítulo dezesseis: Sistema nervoso e o endócrino (valor: até cinco pontos);
PROVA(S) ESCRITA(S): uma única avaliação ou duas avaliações valendo 5+5 = até dez pontos. Tipo de questões: cinco discursivas valendo 1,0 cada. E 10 subjetivas valendo 0,5 ponto cada.
METODOLOGIA
Leitura oral compartilhada e grupal. Aula expositiva: Cópia de esquemas representativos e resumos. Desenhos. Leitura silenciosa. Leitura de textos visuais. Leitura do livro didático, paradidáticos, periódicos. Promover debates e palestras. Atividades em grupo. Atividades individuais. Usar data show e TV pendrive. Construção de mapas. Confecção de cartazes e trabalhos manuais. Trabalhos individuais. Trabalho em grupo. Atividades do livro didático do aluno. Utilização de jornais, revistas e cartazes. Provas escritas.
AVALIAÇÃO PROCESSUAL: A avaliação será contínua no aprendizado do aluno através da verificação de aprendizagem seja com correções coletivas no quadro ou oralmente em grupo, seja com discussão, participação em sala, desempenho nas atividades, trabalhos, vistos no caderno, atividades avaliativas, culminando com provas bimestrais contendo questões objetivas e discursivas sobre os assuntos desenvolvidos nas aulas.
OBSERVAÇÃO: Em todas as provas escritas: seja uma única avaliação ou duas avaliações valendo 5+5 = até dez pontos. Tipo de questões: cinco discursivas valendo 1,0 cada. E 10 subjetivas valendo 0,5 ponto cada, totalizando até dez pontos.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÕES já descritos acima sendo:
1ª NOTA As atividades no final dos capítulos respondidas em casa, arguidas em dias alternados, em grupos de 5-6 alunos. Totalizando até dez pontos.
2ª NOTA: A aula prática e a apresentação de cartazes, ambos até dez pontos;
3ª NOTA: Uma ou duas provas escritas totalizando até dez pontos. E a média, dividindo tudo por três.
CITAÇÃO BIBLIOGRÁFICA. “Faz parte do planejamento a preparação teórica das aulas e metodologias de ensino e aprendizagem. Dentre as estratégias de ensinagem, que é o ato de aprendizagem do aluno que supera a simples ação do professor de expor o conteúdo (ANASTASIOU, 1998), estão às atividades práticas, de importância principalmente nas disciplinas de Ciências Biológicas, dentre elas a Biologia, visto que despertam e mantém o interesse dos alunos. “Estas aulas desempenham funções únicas, permitem que os alunos tenham contato direto com os fenômenos, manipulando os materiais e equipamentos, e observando organismos” (KRASILCHIK, 1983, p.77).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: O livro do aluno: Componente Curricular: Biologia V2- Biologia dos organismos. Amabis, José Mariano e Martho,Gilberto Rodrigues, 3ªEd. Moderna, São Paulo, 2010.
Revistas, Jornais, DVDs e CDs literatura interdisciplinar disponíveis no acervo do CELEM.
Sites:
Ciencianamidia.wordpress.com/videos-selecionados/
http://www.slideshare.net/SILVANA222/planejamento-anual-2013-cincias-5-a-7-srie-do-ensino-fundamental-ii
http://www.slideshare.net/hyguer/professor-investigador-versus-ensino-de-biologia
“Bem aventurado o homem que busca o conhecimento e adquire sabedoria” Provérbios 3:13. Almeida.
CAMINHANTES são os que não se acomodam, mas, buscam o Conhecimento com sede de aprender a aprender, compreender que uma ressignificação da concepção das coisas é inerente a nossa convicção que nada no Universo (extensivo inclusive ao espaço escolar e suas aprendizagens) está estático ou hermético e nem acabado. Pelo contrário. Por isso buscamos, na medida do possível, evoluir em muitos dos aspectos inerentes à condição humana: Ser Humano Racional, enquanto a Porta da Graça está literalmente disponível para quem quiser enveredar as sendas das aprendizagens que permitam interagir, de modo a nos colocarmos no lugar do outro: “Ama ao próximo como a si mesmo” disse o nosso Criador. Fonte:
HTTP://lucarmen.blogspot.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Segundo o Art 19 Lei de Acesso à Informação Ambiental (Lei 10.650/2003) determina, inclusive, o formato em que deve ser feito o pedido de informação. O artigo 2º da lei de acesso à informação estabelece que os órgãos e entidades integrantes do SISNAMA são obrigados a permitir o acesso público aos documentos, expedientes e processos administrativos que tratem de matéria ambiental.
Uma ENTIDADE pública deve prestar contas à sociedade tanto em relação ao seu financiamento, a suas atividades, e deve prever mecanismos para a participação direta da sociedade, através de ouvidorias, audiências públicas, Conferências, etc. Amparados no Artigo 19 da Declaração Universal de Direitos Humanos, que garante a liberdade de expressão e informação, o Instituto Viver da Mata, por seu representante ... Coletivojovemeducador.blogspot.com
pretende não só informar como inteirar os Jovens Ativistas Coaracienses, acerca do PROEASE/COM-VIDA/ AGENDA 21, uma forma de participação nos Projetos da SEMA/ COARACI BAHIA, pela participação Sociedade Civil, inclusive. Martnica