Powered By Blogger

quarta-feira, 12 de junho de 2013


Transparência Educacional já!

É como diz o Ministro Cristovan Buarque, federalizar a educação brasileira seria uma das soluções para efetivar a LDB da Educação, porque só estatísticas

28/10/2012 - 03h00
Incompetência custa caro
Publicidade
Os números são impressionantes em todos os sentidos. Há programas de trainee com mais de 25 mil inscritos e que, pasme, não têm todas as vagas preenchidas.
Por que? Certamente não faltam interessados no emprego, mas faltam competências.
Vivemos num Brasil do "me engana que eu gosto" em vários segmentos sociais e de mercado. Nossa educação é ruim na média e chega a ser péssima em certas regiões. Sim, há boas iniciativas, mas que parecem não comover donos de escolas, muito menos formuladores de políticas educacionais.
O processo que legitima a aprovação sem qualificação produz, em grande escala, analfabetos funcionais, do ensino fundamental ao superior.
Mas chega um momento na vida em que a realidade se apresenta. A fase é o ingresso no mercado. Os bons profissionais são disputados pelas empresas. Não lhes faltam oportunidades --às vezes, faltam direção e autoconhecimento para a escolha adequada. Os medianos aceitam o que aparece e os fracos ficam com os subempregos.
Se o professor exige um pouco mais na sala de aula, pede para ler um livro ou dois, ele é "maluco". Se cobra pesquisa e elaboração de texto, é chato. O aluno não consegue perceber o valor que o conhecimento agrega à vida, a menos que esteja vivenciando o problema naquele momento.(grifo nosso)
Por isso, empresas sérias preferem não fechar as vagas disponíveis com profissionais medíocres. Buscam alternativas, pois sabem quanto custa para seus projetos gastar vela boa com defunto ruim.
Adriana Gomes é mestre em psicologia social e do trabalho, coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM e fundadora do site www.vidaecarreira.com.br. Escreve aos domingos, a cada duas semanas, no caderno 'Negócios, Empregos e Carreiras'. Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/adrianagomes/1175861-incompetencia-custa-caro.shtml#articleNew

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o Art 19 Lei de Acesso à Informação Ambiental (Lei 10.650/2003) determina, inclusive, o formato em que deve ser feito o pedido de informação. O artigo 2º da lei de acesso à informação estabelece que os órgãos e entidades integrantes do SISNAMA são obrigados a permitir o acesso público aos documentos, expedientes e processos administrativos que tratem de matéria ambiental.
Uma ENTIDADE pública deve prestar contas à sociedade tanto em relação ao seu financiamento, a suas atividades, e deve prever mecanismos para a participação direta da sociedade, através de ouvidorias, audiências públicas, Conferências, etc. Amparados no Artigo 19 da Declaração Universal de Direitos Humanos, que garante a liberdade de expressão e informação, o Instituto Viver da Mata, por seu representante ... Coletivojovemeducador.blogspot.com
pretende não só informar como inteirar os Jovens Ativistas Coaracienses, acerca do PROEASE/COM-VIDA/ AGENDA 21, uma forma de participação nos Projetos da SEMA/ COARACI BAHIA, pela participação Sociedade Civil, inclusive. Martnica