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segunda-feira, 11 de outubro de 2010

ECOLOGIA

Escola CELEM de IBICARAI - BA

Disciplina: BIOLOGIA
Professor: LUCIA CARMEN DE OLIVEIRA
Nível de Ensino:  MÉDIO (fundamental II)                         Série 3ª /Ano 2010
Tema: ECOLOGIA: O ser humano no ambiente, um impacto na biosfera.
Conteúdo da IV unidade: AQUECIMENTO GLOBAL



Metodologia  

Dia13.10.10- Apresentação de Slides sobre  AQUECIMENTO GLOBAL
Dia20.10.10 PRÁTICA  - OBSERVANDO a poluição no rio (nas imediações do CELEM), as possíveis causas de sua  poluição  e secura;   o aspecto  paisagístico local e como isso reflete na saúde da população. 
Debate a partir das respostas  sobre conscientização ambiental na cidade de Ibicaraí. 


AULA PRÁTICA

I.   20  .10 : Aula de campo no entorno do CELEM – orientações:

MATERIAL:  caderno ou prancheta, lápis com borracha para registro de  suas observações nas imediações de seu colégio CELEM:
PROCEDIMENTOS:
Observando atentamente, respondam:

1. Sugira como podemos melhorar, zelar, manter e preservar, continuamente, o espaço dentro dos muros da escola e seu entorno, respondendo:

a) Você participou de algum mutirão para limpeza das margens do rio e seus córregos? Sim, não e/ou por quê?

b) Você participou de algum mutirão para limpeza dos arredores dentro e fora da área do CELEM? Com que freqüência? Por semana ou mensal?
_ Você gostaria que se efetivasse  uma ‘praxe’, um senso comum na adoção dessas atitudes?

c) Você gostaria que houvesse uma disciplina “Educação ambiental” exclusiva no currículo da escola?

d)Como poderíamos dar bons exemplos de Educação ambiental. Liste suas sugestões de como aplicá-las na escola, na sala, em casa e em qualquer lugar.

e) Pesquise no seu livro quais fenômenos influíram, gradativamente para o atual estágio  de AQUECIMENTO GLOBAL.

F) Sugira  algumas atitude ou hábitos que podemos adquirir e praticar para  tornar a produção e o consumo sustentável, sem agredir o meio ambiente.


DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO
I. Dia 10.11.10 PRÁTICA : Aula de campo no entorno do CELEM – orientações:

MATERIAL: Anote no seu caderno suas observações nas imediações de seu colégio CELEM, conforme o questionário acima.


RELATÓRIO FINAL:  
Relate em um texto de 15-20 linhas essa Prática, dizendo na conclusão por que foi importante.



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