ATIVIDADE
2 QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?
Como professor e aprendiz, permito-me,
durante o AC, exibir o Plano da Unidade e trocar idéias com os colegas da área
ocasião em que modificamos alguma estratégia (quando necessário) adequando as
necessidades que surgem.
Em sala, discorro as considerações do
Plano com o Conteúdo Programático da unidade detalhando os Objetivos;
Conteúdos; Recursos; Procedimentos; Avaliação; Referências. A seguir ouço
algumas sugestões dos alunos; as dúvidas, oportunizando formação dos grupos de
estudo e estabelecendo alguns critérios para a apresentação dos trabalhos.
MINHA REFLEXÃO:
TENTO DESPERTAR A CURIOSIDADE DO
ALUNO, utilizando indagações a
partir de demonstração em SLIDES do tema ECOLOGIA e ECOSSISTEMAS por exemplo
(3ª série IV bimestre). Esse é um tema amplamente debatido, tanto no nível de
cadeia alimentar e o fluxo energético de um nível trófico a outro; a
importância dos microrganismos
decompositores, enfim, as relações entre
os organismos.
PREPARAR OS ALUNOS PARA UTILIZAÇÃO DE
RECURSOS CULTURAIS: foi
realizado, coletivamente, através do Projeto da Escola/CELEM, como por exemplo:
O Desenvolvimento da Cultura de Ibicaraí
nesta IV unidade.
PRÁTICA INTERATIVA: A partir do nosso
Blog pretendemos inseri-los nas pesquisas trabalhadas.
OUVINDO AS IDÉIAS DOS ALUNOS: Surgem
opiniões, relatam algo que viram na TV ou no convívio social e assim, pode
desenvolver-se um debate e aproveito para formar dois grupos: um dizendo porque
é interessante a abordagem interdisciplinar em questão e o outro relata qual
sua objeção, se for o caso.
APRENDO COM OS ALUNOS:
A apresentação de um plano de aulas
sistematizado de acordo com os PCN’s e adequado a realidade da turma, pré
estabelecendo os critérios de confecção do trabalho e suas pesquisas, com as
respectivas datas (A. E.; E.D., Teste oral/escrito; vistoria dos cadernos; Apresentações;
Revisão para a prova escrita (e agora também atualizações pelo nosso Blog – HTTP://lucarmen.blogspot.com).
Toda a sequência de ações é requerido pelos alunos, pois não admitem nenhum
tipo de obscuridade ou deslize de minha/nossa parte. Compreendo que faz parte
do processo interativo a uma possível
adequação às condições de ensino-aprendizagem.
INTERAÇÃO COM OS COLEGAS: Durante a reunião
do AC trocamos informações, idéias e revemos o que está dando resultado.
ALTERAÇÕES PERTINENTES: As vezes é necessário
mudar a maneira de orientar certa exposição em aula, devido a indisciplina de
alguns, ou mesmo ao verificar que é preciso retomar uma explicação mais
analítica, básica, para melhor compreensão e aproveitamento de um assunto mais
complexo. Quando isto acontece, sinto-me melhor porque satisfiz uma necessidade
do aluno ou da turma, que poderia não ter abstraído anteriormente determinado
questionamento.
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