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domingo, 29 de maio de 2011

luciaco_ativ2 TIC & ELAB PROJETOS 2011




ATIVIDADE 2   QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?        
          Como professor e aprendiz, permito-me, durante o AC, exibir o Plano da Unidade e trocar idéias com os colegas da área ocasião em que modificamos alguma estratégia (quando necessário) adequando as necessidades que surgem.
          Em sala, discorro as considerações do Plano com o Conteúdo Programático da unidade detalhando os Objetivos; Conteúdos; Recursos; Procedimentos; Avaliação; Referências. A seguir ouço algumas sugestões dos alunos; as dúvidas, oportunizando formação dos grupos de estudo e estabelecendo alguns critérios para a apresentação dos trabalhos.
        MINHA REFLEXÃO:
       TENTO DESPERTAR A CURIOSIDADE DO ALUNO, utilizando indagações a partir de demonstração em SLIDES do tema ECOLOGIA e ECOSSISTEMAS por exemplo (3ª série IV bimestre). Esse é um tema amplamente debatido, tanto no nível de cadeia alimentar e o fluxo energético de um nível trófico a outro; a importância dos  microrganismos decompositores, enfim,  as relações entre os organismos.
        PREPARAR OS ALUNOS PARA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS CULTURAIS: foi realizado, coletivamente, através do Projeto da Escola/CELEM, como por exemplo: O Desenvolvimento da Cultura de Ibicaraí nesta IV unidade.
        PRÁTICA INTERATIVA: A partir do nosso Blog pretendemos inseri-los nas pesquisas trabalhadas.
       OUVINDO AS IDÉIAS DOS ALUNOS: Surgem opiniões, relatam algo que viram na TV ou no convívio social e assim, pode desenvolver-se um debate e aproveito para formar dois grupos: um dizendo porque é interessante a abordagem interdisciplinar em questão e o outro relata qual sua objeção, se for o caso.
       APRENDO COM OS ALUNOS: 
       A apresentação de um plano de aulas sistematizado de acordo com os PCN’s e adequado a realidade da turma, pré estabelecendo os critérios de confecção do trabalho e suas pesquisas, com as respectivas datas (A. E.; E.D., Teste oral/escrito; vistoria dos cadernos; Apresentações; Revisão para a prova escrita (e agora também atualizações pelo nosso Blog – HTTP://lucarmen.blogspot.com). Toda a sequência de ações é requerido pelos alunos, pois não admitem nenhum tipo de obscuridade ou deslize de minha/nossa parte. Compreendo que faz parte do processo interativo  a uma possível adequação às condições de ensino-aprendizagem.
    INTERAÇÃO COM OS COLEGAS: Durante a reunião do AC trocamos informações, idéias e revemos o que está dando resultado.
    ALTERAÇÕES PERTINENTES: As vezes é necessário mudar a maneira de orientar certa exposição em aula, devido a indisciplina de alguns, ou mesmo ao verificar que é preciso retomar uma explicação mais analítica, básica, para melhor compreensão e aproveitamento de um assunto mais complexo. Quando isto acontece, sinto-me melhor porque satisfiz uma necessidade do aluno ou da turma, que poderia não ter abstraído anteriormente determinado questionamento.

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