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sábado, 21 de janeiro de 2012



 Em 21 01 2012
Turma Antenada. . .

Os textos disponibilizados nesse AVA Mídias na Educação, são extensivos, acho que, no propósito de  preparar-nos em todos os aspectos: moral e ético, comportamental, atitudinal, psicológico, filosófico, sociológico e tantos quantos outros atributos surgirem e forem necessários à nossa experienciação nessa proformação tecnológica. Tudo para nos tornar capacitados e aptos a inserir na realidade de nosso cotidiano, dentro e fora da sala de aula e na escola o uso racional, ecológico (para a sustentabilidade) e consciente das TIC em Educação.
 

O Prof. Fernando Fonseca mostra os novos ambientes que as tecnologias atuais desenvolvem. Hoje, ainda entendemos por aula um espaço e um tempo determinados. Mas, esse tempo e esse espaço, cada vez mais, serão flexíveis.
O professor continuará "dando aula", e enriquecerá esse processo com as possibilidades que as tecnologias interativas proporcionam:
 
► Receber e responder mensagens dos alunos, criar listas de discussão e alimentar continuamente os debates e pesquisas com textos, páginas da Internet, até mesmo fora do horário específico da aula. O papel do professor vem sendo redimensionado;
► O Professor se torna um supervisor, um animador, um incentivador dos alunos na instigante aventura do conhecimento.

O texto do Prof. Wilson Azevedo focaliza o papel do professor frente a essas novas tecnologias.
O programa 5 apresenta os principais projetos da SEED/ MEC em Educação a Distância, como a TV Escola, O Programa Nacional de Informática na Educação - ProInfo e o Programa de Formação de Prof. em Exercício - PROFORMAÇÃO.


O processo de mudança na EAD gradativo em todos os níveis e modalidades educacionais.
Alguns estão preparados para a mudança, outros - muitos - não.
É difícil mudar padrões adquiridos (gerenciais, atitudinais) das organizações, governos, dos profissionais e da sociedade. E a maioria não dispõe desses recursos tecnológicos, que podem democratizar o acesso à informação. Por isso, é da maior relevância possibilitar a todos o acesso às tecnologias, à informação significativa e à mediação de professores efetivamente preparados para a sua utilização inovadora.
José Manuel Moran
Professor de Novas Tecnologias na Universidade de São Paulo
Coordenador Pedagógico da série Educação a Distância
e-mail: jmmoran@usp.br e jmmoran@uol.com.br
Página:
 www.eca.usp.br/prof/moran



(...) Porém, EAD online DE QUALIDADE investe muito mais em recursos humanos. Os custos de reprodução e distribuição de material digital são infinitamente menores que os do material impresso. Mas os custos docentes são crescentes, pois EAD online DE QUALIDADE, ao contrário do que muitos pensam, não prescinde do professor. Simplesmente não é possível fazer EAD online DE QUALIDADE com uma pequena equipe de tutores cobrando exercícios e tarefas de milhares de estudantes e confiando na automatização de rotinas didáticas via software. Isto seria apenas uma inadequada e equivocada transposição do modelo convencional de EAD para o novo meio, ignorando justamente a novidade deste meio. Educação online DE QUALIDADE requer muitas horas/aula de educadores online capazes, especializados em animação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa. E isto não é barato - e nem pode ser...
Estamos vivendo um momento fecundo da História, de mudança de paradigmas, inclusive na educação. Estas mudanças são mais profundas que uma simples troca do vídeo pelo CD-ROM ou da página impressa pela home-page. O momento atual exige clareza nesta percepção. Jesus Cristo já dizia que "não se põe vinho novo em odres velhos pois o vinho novo romperá os odres, entornar-se-á o vinho e os odres se estragarão; pelo contrário, vinho novo deve ser posto em odres novos" (Lucas 5:37). O vinho novo da Educação a Distância via Internet não pode ser posto nos velhos odres dos modelos que estão em crise aqui e em todo o mundo; tem que ser posto nos odres novos de um novo paradigma educacional aberto para uma nova sociedade, uma nova economia, uma nova cultura. fONTE:
 http://www.abed.org.br/paper_visem/wilson_azevedo.


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Uma ENTIDADE pública deve prestar contas à sociedade tanto em relação ao seu financiamento, a suas atividades, e deve prever mecanismos para a participação direta da sociedade, através de ouvidorias, audiências públicas, Conferências, etc. Amparados no Artigo 19 da Declaração Universal de Direitos Humanos, que garante a liberdade de expressão e informação, o Instituto Viver da Mata, por seu representante ... Coletivojovemeducador.blogspot.com
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