Powered By Blogger

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Educação



   APAGÃO NA EDUCAÇÃO
Tem sido um discurso recorrente nas assembleias da APLB e nas redes sociais sobre a indiferença da sociedade frente à GREVE DOS PROFESSORES DO ESTADO DA BAHIA, questionamos o porquê de tanta apatia da população, dos artistas baianos, da grande mídia e de instituições como: ABI, OAB, Ministério Público, CNBB e as Igrejas.
A greve dos professores ameaça a quem mesmo? À Lei de Responsabilidade Fiscal? Às Eleições Municipais ou ao Ano Letivo dos alunos? Parece que este último não tem grande força em comparação ao carnaval, aos jogos da seleção em dias de Copa do Mundo. Quem realmente está se importando com a educação neste Estado? Onde estão os movimentos estudantis, os pais dos alunos, as forças sindicais, dentre outros seguimentos que não abraçam essa causa? Será que essa nossa luta não é justa? É insano um aumento de 22,22% votado pelo Senado Federal comparado aos 61,8% que os próprios deputados se presentearam na véspera do Natal (23/12/2010). Esse aumento estava no orçamento do ano subsequente (2011)? E o que vocês acham do aumento do número de Vereadores para as futuras Câmaras municipais?
A propósito, quanto custa um deputado estadual somando-se salário+verba indenizatória+verba de gabinete? Cada deputado estadual baiano custa aos cofres públicos cerca de R$ 114 mil por mês (existe carga horária? Há assiduidade? Comparecem às sessões regularmente?). O que significa esse valor frente a um salário de um professor Licenciado de 40 horas, padrão P e grau I, que recebe seus “milagrosos” R$ 1.659,94? (tabela maio/2012).
E os nossos alunos, que riscos causam à sociedade? Que prejuízos causam aos cofres públicos? O que significa o aluno na sala de aula para o governo, senão números e cifras? A propósito, como anda os índices de escolaridade e sociais da Bahia?
Ora, se a nossa greve não repercute de imediato na economia, na segurança, na bolsa de valores…, infalivelmente trará sérias consequências no futuro para toda a sociedade. CRIANÇAS E JOVENS SEM AULA HOJE É CAMINHO PARA DROGAS AMANHÃ, PARA A VIOLÊNCIA, PARA O FRACASSO PROFISSIONAL…. A greve de educadores deve ser compreendida como um problema que afeta toda sociedade. TEM SIDO ASSIM NAS NAÇÕES QUE VALORIZAM A ESCOLA.
                             “Nada denuncia mais o grau de civilidade de um país e de um povo do que o modo de tratar a coisa pública e a coletividade”.
Gloria Kalil – Consultora de moda
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o Art 19 Lei de Acesso à Informação Ambiental (Lei 10.650/2003) determina, inclusive, o formato em que deve ser feito o pedido de informação. O artigo 2º da lei de acesso à informação estabelece que os órgãos e entidades integrantes do SISNAMA são obrigados a permitir o acesso público aos documentos, expedientes e processos administrativos que tratem de matéria ambiental.
Uma ENTIDADE pública deve prestar contas à sociedade tanto em relação ao seu financiamento, a suas atividades, e deve prever mecanismos para a participação direta da sociedade, através de ouvidorias, audiências públicas, Conferências, etc. Amparados no Artigo 19 da Declaração Universal de Direitos Humanos, que garante a liberdade de expressão e informação, o Instituto Viver da Mata, por seu representante ... Coletivojovemeducador.blogspot.com
pretende não só informar como inteirar os Jovens Ativistas Coaracienses, acerca do PROEASE/COM-VIDA/ AGENDA 21, uma forma de participação nos Projetos da SEMA/ COARACI BAHIA, pela participação Sociedade Civil, inclusive. Martnica