CELEM
IBICARAÍ Data. . . . /. . . .
/. . . . . Disc. Biologia - Profª Lucia Carmen de Oliveira
Aluno . . Série . . Turno .
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR sobre o Projeto Juventude em Ação do CELEM
Assessoria de Comunicação - ASCOM
Tels.: 3115-9026 / 9025 Fax: 3115-9066
E-mail: ascom-sec@sec.ba.gov.br
Agenda 21
A Agenda 21
brasileira, lançada em junho de 2002, tem 21 objetivos que buscam tornar
o nosso país um exemplo de proteção da natureza, fortalecendo a economia e a justiça social. São eles:
I - A economia da poupança na sociedade
do conhecimento
•Objetivo 1 - Produção e consumo
sustentáveis contra a cultura do desperdício.
•Objetivo 2 - Ecoeficiência e
responsabilidade social das empresas.
•Objetivo 3 - Retomada do planejamento
estratégico, infraestrutura e integração regional.
•Objetivo 4 - Energia renovável e a
biomassa.
•Objetivo 5 -Informação e conhecimento para
o desenvolvimento sustentável.
II - Inclusão social para uma sociedade
solidária
•Objetivo 6 - Educação permanente para o
trabalho e a vida.
•Objetivo 7 - Promover a saúde e evitar a
doença, democratizando o SUS.
•Objetivo 8 - Inclusão social e
distribuição de renda.
•Objetivo 9 - Universalizar o saneamento
ambiental protegendo o ambiente e a saúde.
III - Estratégia para a sustentabilidade
urbana e rural
•Objetivo 10 - Gestão do espaço urbano e a
autoridade metropolitana.
•Objetivo 11 - Desenvolvimento sustentável
do Brasil rural.
•Objetivo 12 - Promoção da agricultura
sustentável.
•Objetivo 13 - Promover a Agenda 21 Local e
o desenvolvimento integrado e sustentável.
•Objetivo 14 - Implantar o transporte de
massa e a mobilidade sustentável.
IV - Recursos naturais estratégicos:
água, biodiversidade e florestas
•Objetivo 15 - Preservar a quantidade e
melhorar a qualidade da água nas bacias hidrográficas.
•Objetivo 16 - Política florestal, controle
do desmatamento e corredores de biodiversidade.
V - Governança e ética para a promoção
da sustentabilidade
.Objetivo 17 - Descentralização e o pacto
federativo: parcerias, consórcios e o poder local•.
•Objetivo 18 - Modernização do Estado: gestão
ambiental e instrumentos econômicos.
•Objetivo 19 - Relações internacionais e
governança global para o desenvolvimento sustentável.
•Objetivo 20 - Cultura cívica e novas
identidades na sociedade da comunicação.
•Objetivo 21 - Pedagogia da sustentabilidade:
ética e solidariedade.
AG21
Trabalhar o tema “meio
ambiente” é aparentemente uma missão fácil, já que ele vem ganhando cada vez
mais espaço em nosso dia a dia. No entanto, só faz sentido abordá-lo se houver
a intenção de se criar a consciência de sua conservação em toda a comunidade escolar, numa proposta de educação que venha despertar desde as séries iniciais até as mais
avançadas.
Trabalhar com projetos de
aprendizagem abre na sala de aula um espaço para se desenvolver discussões mais
amplas, pesquisas e
experiências concretas, que podem chegar a uma mostra científico-cultural,
favorecendo o aprendizado, dando a oportunidade
de deixar a população ciente dos problemas e necessidades do mundo, de forma
geral. Além disso, permite o intercâmbio entre as diferentes disciplinas que
o estudante cursa (...)
Quem participa da COM-VIDA?
A Com-vida faz parte da
comunidade escolar.
De uma forma geral, participam da
Com-vida na escola: estudantes, professores, funcionários (como por exemplo, as
merendeiras, vigilantes, pessoal da limpeza, secretárias...), pessoas da
comunidade, como pais, mães, avós, vizinhos...
I.
Pesquisem e respondam às questões
sobre política educacional para a Preservação e Sustentabilidade, em sua
cidade, seu Colégio e Bairro.
a)O que é
PEJUMA? Qual o seu objetivo?
b)O que é
Rede Social? Como vai sua atuação na Rede Social de seu grupo escolar?
c)Elabore os
objetivos da Agenda 21, do Projeto “Juventude em Ação” do CELEM.
d)Recite
trechos da Carta da Terra. Quem é seu autor?
e)Fale sobre o Tratado de
Educação Ambiental
f)Você conhece a Política
Estadual de Educação Ambiental ?
g)Existe Conferência de Meio
Ambiente no CELEM?
Indague, na Prefeitura de Ibicaraí sobre a
existência de algumas entidades municipais, como:
h)Existe
Encontro Municipal de Juventude e Meio Ambiente?
i) Existe
Conselho Municipal de Juventude?
j)Existe
Conselho Municipal de Meio Ambiente? Quem coordena? Quias são os seus membros?
l)Existe
Conselho municipal de Educação? Quais seus componentes?
m)Existe
Comitê de Bacia?
n)Existe
Unidade de Conservação?
o)Você
conhece algum grupo de juventude atuante politicamente e socialmente? Qual?
p)O que você
espera da formação da COM-VIDA na sua escola?
q) Você gostaria
de formar um Coletivo Jovem de Meio Ambiente? Por que?
r)O que você
espera da interação entre os membros do seu grupo para com o CELEM?
s)O que você
espera da sua comunidade dentro e fora da escola?
t)O que você
espera da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Educação da
Prefeitura?
u)O que você
espera de um programa de juventude e Meio Ambiente?
v)O que você
espera do Governo do Estado e das
Secretarias de Educação e Meio Ambiente?
x) O que é
Meio Ambiente para você?
z)O que é
sustentabilidade para você?
II. Tente elaborar algumas questões, que justifique nossa inclusão no Projeto Juventude em Ação, que iremos desenvolver para incluir na Agenda 21 do CELEM.
III. Sugira, com seu grupo, maneiras de envolver os pais e a Comunidade nesse Projeto da escola.
Boa Pesquisa e Entrevistas.
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Segundo o Art 19 Lei de Acesso à Informação Ambiental (Lei 10.650/2003) determina, inclusive, o formato em que deve ser feito o pedido de informação. O artigo 2º da lei de acesso à informação estabelece que os órgãos e entidades integrantes do SISNAMA são obrigados a permitir o acesso público aos documentos, expedientes e processos administrativos que tratem de matéria ambiental.
Uma ENTIDADE pública deve prestar contas à sociedade tanto em relação ao seu financiamento, a suas atividades, e deve prever mecanismos para a participação direta da sociedade, através de ouvidorias, audiências públicas, Conferências, etc. Amparados no Artigo 19 da Declaração Universal de Direitos Humanos, que garante a liberdade de expressão e informação, o Instituto Viver da Mata, por seu representante ... Coletivojovemeducador.blogspot.com
pretende não só informar como inteirar os Jovens Ativistas Coaracienses, acerca do PROEASE/COM-VIDA/ AGENDA 21, uma forma de participação nos Projetos da SEMA/ COARACI BAHIA, pela participação Sociedade Civil, inclusive. Martnica