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domingo, 5 de fevereiro de 2012



CELEM  IBICARAÍ  Data. . . .  /. . . .  /. . . . . Disc. Biologia  -  Profª Lucia Carmen de Oliveira
Aluno .                                                                                        .   Série .                                    .  Turno                           .

ATIVIDADE   INTERDISCIPLINAR   sobre o Projeto Juventude em Ação do CELEM

Assessoria de Comunicação - ASCOM
Tels.: 3115-9026 / 9025  Fax: 3115-9066
E-mail: ascom-sec@sec.ba.gov.br
Agenda 21
A Agenda 21 brasileira, lançada em junho de 2002, tem 21 objetivos que buscam tornar o nosso país um exemplo de proteção da natureza, fortalecendo a economia e a justiça social. São eles:
I - A economia da poupança na sociedade do conhecimento
•Objetivo 1 - Produção e consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício.
•Objetivo 2 - Ecoeficiência e responsabilidade social das empresas.
•Objetivo 3 - Retomada do planejamento estratégico, infraestrutura e integração regional.
•Objetivo 4 - Energia renovável e a biomassa.
•Objetivo 5 -Informação e conhecimento para o desenvolvimento sustentável.
II - Inclusão social para uma sociedade solidária
•Objetivo 6 - Educação permanente para o trabalho e a vida.
•Objetivo 7 - Promover a saúde e evitar a doença, democratizando o SUS.
•Objetivo 8 - Inclusão social e distribuição de renda.
•Objetivo 9 - Universalizar o saneamento ambiental protegendo o ambiente e a saúde.
III - Estratégia para a sustentabilidade urbana e rural
•Objetivo 10 - Gestão do espaço urbano e a autoridade metropolitana.
•Objetivo 11 - Desenvolvimento sustentável do Brasil rural.
•Objetivo 12 - Promoção da agricultura sustentável.
•Objetivo 13 - Promover a Agenda 21 Local e o desenvolvimento integrado e sustentável.
•Objetivo 14 - Implantar o transporte de massa e a mobilidade sustentável.
IV - Recursos naturais estratégicos: água, biodiversidade e florestas
•Objetivo 15 - Preservar a quantidade e melhorar a qualidade da água nas bacias hidrográficas.
•Objetivo 16 - Política florestal, controle do desmatamento e corredores de biodiversidade.
V - Governança e ética para a promoção da sustentabilidade
 .Objetivo 17 - Descentralização e o pacto federativo: parcerias, consórcios e o poder local•.
 •Objetivo 18 - Modernização do Estado: gestão ambiental e instrumentos econômicos.
 •Objetivo 19 - Relações internacionais e governança global para o desenvolvimento  sustentável.
 •Objetivo 20 - Cultura cívica e novas identidades na sociedade da comunicação.
 •Objetivo 21 - Pedagogia da sustentabilidade: ética e solidariedade.


  AG21

Trabalhar o tema “meio ambiente” é aparentemente uma missão fácil, já que ele vem ganhando cada vez mais espaço em nosso dia a dia. No entanto, só faz sentido abordá-lo se houver a intenção de se criar a consciência de sua conservação em toda a comunidade escolar, numa proposta de educação que venha despertar desde as séries iniciais até as mais avançadas.

Trabalhar com projetos de aprendizagem abre na sala de aula um espaço para se desenvolver discussões mais amplas, pesquisas e experiências concretas, que podem chegar a uma mostra científico-cultural, favorecendo o aprendizado, dando a oportunidade  de deixar a população ciente dos problemas e necessidades do mundo, de forma geral. Além disso, permite o intercâmbio entre as diferentes disciplinas que o estudante cursa (...)

Quem participa da COM-VIDA?
A Com-vida faz parte da comunidade escolar.
De uma forma geral, participam da Com-vida na escola: estudantes, professores, funcionários (como por exemplo, as merendeiras, vigilantes, pessoal da limpeza, secretárias...), pessoas da comunidade, como pais, mães, avós, vizinhos...

I.                    Pesquisem e respondam às questões sobre política educacional para a Preservação e Sustentabilidade, em sua cidade, seu Colégio e Bairro.

a)O que é PEJUMA? Qual o seu objetivo?
b)O que é Rede Social? Como vai sua atuação na Rede Social de seu grupo escolar?
c)Elabore os objetivos da Agenda 21, do Projeto “Juventude em Ação” do CELEM.
d)Recite trechos da Carta da Terra. Quem é seu autor?
e)Fale sobre o Tratado de Educação Ambiental
f)Você conhece a Política Estadual de Educação Ambiental ?
g)Existe Conferência de Meio Ambiente no CELEM?

Indague, na Prefeitura de Ibicaraí sobre a existência de algumas entidades municipais, como:
h)Existe Encontro Municipal de Juventude e Meio Ambiente?
i) Existe Conselho Municipal de Juventude?
j)Existe Conselho Municipal de Meio Ambiente? Quem coordena? Quias são os seus membros?
l)Existe Conselho municipal de Educação? Quais seus componentes?
m)Existe Comitê de Bacia?
n)Existe Unidade de Conservação?
o)Você conhece algum grupo de juventude atuante politicamente e socialmente? Qual?
p)O que você espera da formação da COM-VIDA na sua escola?
q) Você gostaria de formar um Coletivo Jovem de Meio Ambiente? Por que?
r)O que você espera da interação entre os membros do seu grupo  para com o CELEM?
s)O que você espera da sua comunidade dentro e fora da escola?
t)O que você espera da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Educação da Prefeitura?
u)O que você espera de um programa de juventude e Meio Ambiente?
v)O que você espera do Governo do Estado  e das Secretarias de Educação e Meio Ambiente?
x) O que é Meio Ambiente para você?
z)O que é sustentabilidade para você?

II. Tente elaborar algumas questões, que justifique nossa inclusão no Projeto Juventude em Ação, que iremos desenvolver para incluir na Agenda 21 do CELEM.

III. Sugira, com seu grupo, maneiras de envolver os pais e a Comunidade nesse Projeto da escola.

       Boa Pesquisa e Entrevistas.

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Uma ENTIDADE pública deve prestar contas à sociedade tanto em relação ao seu financiamento, a suas atividades, e deve prever mecanismos para a participação direta da sociedade, através de ouvidorias, audiências públicas, Conferências, etc. Amparados no Artigo 19 da Declaração Universal de Direitos Humanos, que garante a liberdade de expressão e informação, o Instituto Viver da Mata, por seu representante ... Coletivojovemeducador.blogspot.com
pretende não só informar como inteirar os Jovens Ativistas Coaracienses, acerca do PROEASE/COM-VIDA/ AGENDA 21, uma forma de participação nos Projetos da SEMA/ COARACI BAHIA, pela participação Sociedade Civil, inclusive. Martnica