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sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012


   Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães,           Data           /       /2012
Disciplina: Biologia                                 Profª LUCIA CARMEN DE OLIVEIRA
Aluno  .                                                       .    Série: 1ª                  Turno: Matutino

PLANO DE CURSO  DA I UNIDADE -        
Período 06/02 a 26/04/2012. Nº de dias letivos: 52

I.                    OBJETIVOS:  
 A Disciplina Biologia visa proporcionar conhecimentos necessários ao desenvolvimento intelectual, abrangente à formação da cidadania relacionada às leis biológicas, que inclui  a preservação  e a qualidade de vida das  espécies, o que inclui  práticas de  Educação Ambiental, justificando o Art.225CF. Constituição Federal - CF - 1988
Título VIII
Capítulo VI
Art. 225 - Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para a presente e futuras gerações.

JUSTIFICATIVA
Desenvolveremos ações pedagógicas, pelo modelo ProEASE Programa de Educação Ambiental do Sistema Educacional que visa a capacitação de estudantes e professores para atuarem em projetos como por exemplo:
      JUVENTUDE EM AÇÃO que tem como objetivo formar Comissões de Meio Ambiente e
Qualidade de Vida ( Com-Vida) para  a construção da Agenda 21 nas escolas. E também o IdentificAção que estimula a produção de vídeos ambientais partindo da realidade escolar do CELEM e a comunidade em seu entorno (lagos, rios, vegetação- horticultura, pastagens, saneamento básico, atendimento do posto de saúde do bairro etc). Fonte: PROEASE - quarta-feira, 28 de abril de 1999  - atos do poder legislativo,            lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999.
Dispõe sobre a educação ambiental, institui a PNEA Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. No site:
Publicado seg, 01/03/2010 - 18:07 por SUDEB
O ProEASE surge para fortalecer a Educação Ambiental na escola, estabelecendo princípios gerais, diretrizes pedagógicas, orientações curriculares e as linhas de ação institucionais


II.OBJETIVOS ESPECÍFICOS
       Relacionar as descobertas científicas tecnológicas no âmbito das Ciências Biológicas e suas implicações sócio- econômicas,  sócio-ambientais e políticas, equiparando  qualidade de vida à sustentabilidade do planeta.

III.COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
       Desenvolvimento de pesquisas e ações que estimule a organização dos conhecimentos, como:
Compreender a ciência como uma realização humana que visa saúde e qualidade de vida.
Compreender a contribuição dos filósofos gregos.
Identificar as principais características dos seres vivos.
Identificar os níveis de organização do mundo vivo.
Reconhecer a existência de uma realidade invisível, dos microrganismos unicelulares.
Conhecer a composição molecular básica da membrana plasmática, sua composição e sua permeabilidade seletiva.
Compreender a organização e o metabolismo celular e a origem da célula eucariótica.
Reconhecer a importância do ciclo celular e suas alterações ao longo das fases na divisão celular.






IV.CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1ª UNIDADE

Cap1 -  A HISTÓRIA DA BIOLOGIA;  CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS – O que é vida?
1.34  - Associar o metabolismo celular a um micromundo complexo, ativo e vital;
1.4 – NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO BIOLÓGICA  -Organize os níveis de organização no corpo humano, em ordem decrescente (do mais amplo para o mais restrito).  Dos Átomos e moléculas ao Organismo inteiro. E de  população até à biosfera.



Cap2 - A ORIGEM DA VIDA;

Cap3 – Apresentação do Trabalho- REVISÃO EXTRA: Bioquímica celular (sais e água minerais, carboidratos, lipídios, proteínas e vitaminas); Ácidos nucléicos.



Cap4 -O MUNDO MICROSCÓPICO
Reconhecer a existência e a importância dos microrganismos  - decompositores da matéria orgânica no solo principalmente

 4.3 -   A DESCOBERTA DA CÉLULA -       *Evolução da Teoria celular de R. Hooke ;
*As células foram descobertas em 1664 pelo inglês Robert Hooke... o que ficou conhecido como teoria celular: "todo o ser vivo é formado por células". pt.wikipedia.org/wiki/Célula 

      4.21 -  Partes fundamentais da célula: membrana, citoplasma e núcleo;

Perceber como o avanço das técnicas citológicas contribuiu para o conhecimento sobre as células monera e sua evolução na formação das células eucariotas; 

Cap5 – Fronteiras da Célula -    
       Compreender e citar as funções da membrana. Analisar cada estrutura da membrana plasmática e sua permeabilidade em seu modelo Mosaico Fluido (Nicholn & Singer) no transporte através da membrana. A importância do núcleo eucariota, seus componentes e sua distinção do núcleo procariota.

Cap6 - Citoplasma e o seu conteúdo citoplasmático (organelas e suas inclusões).

Cap7 – Núcleo - conteúdo nuclear e cromossomos               
      


V. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:   

Dinâmica de apresentações, socialização alunos-alunos-profesora
 Apresentação do Plano de aulas, atividades e critérios de avaliação.

ORIENTAÇÕES - TRABALHO PARA A UNIDADE  
Aulas expositivas
Apresentação de Slides na TV pendrive;
Prática: Confecção de Organelas citoplasmáticas e montagem da célula animal/vegetal.
MATERIAIS: papel ofício, cola,desenhos das organelas, cartolina, massa de modelar, e outros recicláveis.
PROEASE: Práticas ambientais no entorno do CELEM;
   _Projeto COMVIDA - Implantação da Agenda 21 local;
Debates sobre temas transversais
Confecção de cartazes e/ou Trabalhos em grupo


VI.RECURSOS
    Computador, Impressora, papel ofício A4 e contínuo, cartucho. Internet Banda Larga; e energia elétrica.
    Pastas e classificadores, pranchetas;
    Cartazes, Slides, vídeos; livros
    Livro Didático
Socialização dos conhecimentos http://lucarmen.blogspot.com

VII.REFERÊNCIAS / SITES
   
WWW.NOVAESCOLA.COM.BR 0800 11 2055

Livro do aluno:
BIOLOGIA Amabis e Martho V 1 CDD-574.07. Moderna 2012.

Nossa Escola - Informativo da SEC, Ano III, nº7 junho de 2010.
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CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

 AVALIAÇÃO PROCESSUAL Qualitativa e Quantitativa
Qualitativa: 
Em toda aula observa-se o interesse, compromisso, solicitude, solidariedade na aquisição de materiais para a confecção das organelas celulares; organização do caderno com cabeçalho completo.
Participação no Projeto do CELEM - Juventude em Ação
Na elaboração e apresentação dos trabalhos; na convivência e respeito mútuos; assiduidade e participação; perguntas/respostas dos questionários dos capítulos;

Quantitativa: distribuem-se as pontuações em várias etapas:
a)TRABALHO apresentado com  explicação dos cartazes 3,0 + 2,0 do desempenho, colaboração com a disciplina e educação, antes, durante e depois. E o respectivo teste oral ou escrito = 5,0 Total=10.
OBS.: OS CARTAZES PODEM SER SUBSTITUÍDOS POR SLIDES / DVD/VÍDEO (desde que agendado na semana anterior, a sala de vídeo).

SEGUNDA NOTA: Questionários  resolvidos  no caderno com Perguntas & Respostas - Capítulos:1 - 2 - 3 – 4 – 5 -  6 -  7 (1 X 6 = 6 pontos +  4 pontos da arguição destes).

TERCEIRA NOTA: 5 PONTOS DA PRÁTICA EM SALA- Confecção de organelas com materiais recicláveis colados sobre os  desenhos esboçados previamente ( dever de casa).
Mais 5, pontos da Prova escrita - 20 questões discursivas e objetivas (dos questionários citados acima).
OBSERVAÇÃO: Após o somatório das notas e médias, haverá orientação paralela e prova para os alunos que obtiverem média inferior a cinco pontos.


     Professora Lucia Carmen de Oliveira

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