Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães, Data / /2012
Disciplina:
Biologia
Profª LUCIA CARMEN DE OLIVEIRA
Aluno .
. Série: 1ª Turno:
Matutino
PLANO
DE CURSO DA I UNIDADE
-
Período
06/02 a 26/04/2012. Nº de dias letivos: 52
I.
OBJETIVOS:
A Disciplina Biologia visa
proporcionar conhecimentos necessários ao desenvolvimento intelectual,
abrangente à formação da cidadania relacionada às leis biológicas, que
inclui a preservação e a qualidade de vida das espécies, o que inclui práticas de
Educação Ambiental, justificando o Art.225CF. Constituição Federal -
CF - 1988
Título VIII
Art. 225 -
Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum
do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à
coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para a presente e futuras
gerações.
JUSTIFICATIVA
Desenvolveremos
ações pedagógicas, pelo modelo ProEASE Programa de Educação Ambiental do Sistema Educacional
que visa a capacitação de estudantes e professores para atuarem em projetos
como por exemplo:
JUVENTUDE EM AÇÃO que tem como objetivo
formar Comissões de Meio Ambiente e
Qualidade
de Vida ( Com-Vida) para a
construção da Agenda 21 nas escolas. E também o IdentificAção que
estimula a produção de vídeos ambientais partindo da realidade escolar do CELEM
e a comunidade em seu entorno (lagos, rios, vegetação- horticultura, pastagens,
saneamento básico, atendimento do posto de saúde do bairro etc). Fonte: PROEASE - quarta-feira,
28 de abril de 1999 - atos do poder
legislativo, lei nº 9.795,
de 27 de abril de 1999.
Dispõe
sobre a educação ambiental, institui a PNEA Política Nacional de Educação
Ambiental e dá outras providências. No site:
Publicado seg, 01/03/2010 - 18:07 por SUDEB
O ProEASE surge para fortalecer a
Educação Ambiental na escola, estabelecendo princípios gerais, diretrizes
pedagógicas, orientações curriculares e as linhas de ação institucionais
II.OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Relacionar as descobertas científicas
tecnológicas no âmbito das Ciências Biológicas e suas implicações sócio-
econômicas, sócio-ambientais e
políticas, equiparando qualidade de vida
à sustentabilidade do planeta.
III.COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
Desenvolvimento de pesquisas e ações que
estimule a organização dos conhecimentos, como:
Compreender
a ciência como uma realização humana que visa saúde e qualidade de vida.
Compreender
a contribuição dos filósofos gregos.
Identificar
as principais características dos seres vivos.
Identificar
os níveis de organização do mundo vivo.
Reconhecer
a existência de uma realidade invisível, dos microrganismos unicelulares.
Conhecer
a composição molecular básica da membrana plasmática, sua composição e sua
permeabilidade seletiva.
Compreender
a organização e o metabolismo celular e a origem da célula eucariótica.
Reconhecer
a importância do ciclo celular e suas alterações ao longo das fases na divisão
celular.
IV.CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
1ª UNIDADE
Cap1 - A HISTÓRIA DA
BIOLOGIA; CARACTERÍSTICAS DOS SERES
VIVOS – O que é vida?
1.34 - Associar o metabolismo celular a
um micromundo complexo, ativo e vital;
1.4 – NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO BIOLÓGICA -Organize os níveis de organização no corpo
humano, em ordem decrescente (do mais amplo para o mais restrito). Dos Átomos e moléculas ao Organismo inteiro.
E de população até à biosfera.
Cap2 - A ORIGEM DA VIDA;
Cap3 – Apresentação do Trabalho- REVISÃO EXTRA: Bioquímica celular (sais
e água minerais, carboidratos, lipídios, proteínas e vitaminas); Ácidos
nucléicos.
Cap4 -O MUNDO MICROSCÓPICO
Reconhecer a existência e a importância dos microrganismos - decompositores da matéria orgânica no solo
principalmente
4.3 - A
DESCOBERTA DA CÉLULA - *Evolução da
Teoria celular de R. Hooke ;
*As células foram descobertas em 1664 pelo
inglês Robert Hooke. ... o que ficou conhecido
como teoria celular:
"todo o ser vivo é formado por
células". pt.wikipedia.org/wiki/Célula
4.21 - Partes fundamentais da célula: membrana,
citoplasma e núcleo;
Perceber como o avanço das técnicas citológicas contribuiu para o
conhecimento sobre as células monera e sua evolução na formação das
células eucariotas;
Cap5 – Fronteiras da Célula -
Compreender e citar as
funções da membrana. Analisar cada estrutura da membrana plasmática e sua
permeabilidade em seu modelo Mosaico Fluido (Nicholn & Singer) no
transporte através da membrana. A importância do núcleo eucariota, seus
componentes e sua distinção do núcleo procariota.
Cap6 - Citoplasma e o seu conteúdo citoplasmático (organelas e suas
inclusões).
Cap7 – Núcleo - conteúdo nuclear e cromossomos
V. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Dinâmica de apresentações, socialização alunos-alunos-profesora
Apresentação do Plano de aulas, atividades e critérios de avaliação.
ORIENTAÇÕES - TRABALHO PARA A UNIDADE
Aulas expositivas
Apresentação de Slides na TV pendrive;
Prática: Confecção de Organelas citoplasmáticas e montagem da célula animal/vegetal.
MATERIAIS: papel ofício, cola,desenhos das organelas, cartolina, massa de modelar, e outros recicláveis.
PROEASE: Práticas ambientais no entorno do CELEM;
_Projeto COMVIDA - Implantação da
Agenda 21 local;
Debates sobre temas transversais
Confecção de cartazes e/ou Trabalhos em grupo
VI.RECURSOS
Computador, Impressora, papel
ofício A4 e contínuo, cartucho. Internet Banda Larga; e energia elétrica.
Pastas e classificadores, pranchetas;
Cartazes, Slides, vídeos;
livros
Livro Didático
Socialização dos conhecimentos http://lucarmen.blogspot.com
VII.REFERÊNCIAS / SITES
WWW.NOVAESCOLA.COM.BR 0800 11 2055
Livro do aluno:
BIOLOGIA Amabis e Martho V 1 CDD-574.07. Moderna 2012.
Nossa Escola - Informativo da SEC, Ano III, nº7 junho de 2010.
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CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
AVALIAÇÃO PROCESSUAL Qualitativa
e Quantitativa
Qualitativa:
Em toda aula observa-se o interesse, compromisso, solicitude,
solidariedade na aquisição de materiais para a confecção das organelas
celulares; organização do caderno com cabeçalho completo.
Participação
no Projeto do CELEM - Juventude em Ação
Na elaboração e apresentação dos trabalhos; na convivência e respeito
mútuos; assiduidade e participação; perguntas/respostas dos questionários dos
capítulos;
Quantitativa: distribuem-se as pontuações em várias
etapas:
a)TRABALHO apresentado com explicação dos cartazes 3,0 + 2,0 do
desempenho, colaboração com a disciplina e educação, antes, durante e depois. E
o respectivo teste oral ou escrito = 5,0 Total=10.
OBS.: OS CARTAZES PODEM SER SUBSTITUÍDOS POR SLIDES / DVD/VÍDEO (desde
que agendado na semana anterior, a sala de vídeo).
SEGUNDA NOTA: Questionários resolvidos no caderno com Perguntas & Respostas -
Capítulos:1 - 2 - 3 – 4 – 5 - 6 - 7
(1 X 6 = 6 pontos + 4 pontos da arguição destes).
TERCEIRA NOTA: 5 PONTOS DA PRÁTICA EM SALA- Confecção de organelas com
materiais recicláveis colados sobre os desenhos
esboçados previamente ( dever de casa).
Mais 5, pontos da Prova escrita - 20 questões discursivas e objetivas
(dos questionários citados acima).
OBSERVAÇÃO: Após o somatório das notas e médias, haverá orientação paralela e prova para os alunos que obtiverem média inferior a cinco pontos.
Professora Lucia Carmen de Oliveira
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