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terça-feira, 2 de novembro de 2010

Diário de Bordo - O Mito da Telinha de Graziela Giusti

O Mito da Telinha de Graziela Giusti (Guia do cursista p122 a 129). DESMI(S)TIFICAÇÃO DO COMPUTADOR EM SALA DE AULA. A Teoria das Inteligências múltiplas foi elaborada por Howard Gardner. Essas diferentes inteligências seriam: lingüística,lógico matemática, espacial, musical, cinestésico-corporal, intrapessoal e interpessoal. Dentre os meios de comunicação, a TV e o vídeo operam com a imagem em movimento, sensibilizando freneticamente (...) riqueza de linguagens sacode o cérebro (nosso eu), atingindo-nos sensorial, afetiva e racionalmente. Enquanto a imagem e a música nos sensibilizam, as legendas, textos, gráficos, racionalizam / sistematizam o processo.
 Para Moran (1994, p44) “ Todo o nosso ser é atingido e não só a inteligência. Daí a sua força”. Os meios afetam nossos sentidos, despertando emoções imediatas. O uso das mídias dinamiza o ensino aprendizagem, dá mais vida a educação. (...) O usuário não é mais espectador e sim usuário, interagindo com a tela. É a interatividade em ação, num completo sistema de telecomunicação. O computador é capaz de transmitir textos, sons, imagens e propiciar comunicação simultânea, podendo ouvir e ver, assistir pessoas em diferentes localidades. (...) uma certa globalização do “saber”, quebrando as barreiras do tempo e do espaço (estudo EAD) e ainda propicia motivação a alunos apáticos em sala de aula. Permite a personalização – adaptação ao ritmo do aluno ( Moran, 1994, p48). (...) o computador agiliza a interação entre escolas, diretorias, como, transferências, remoções, aposentadorias, nomeações, diagnósticos médicos, organização de contas bancárias ou como simulador e entre redes eletrônicas. Mesmo priorizando-o como ferramenta educativa o computador tem sua faceta paradoxal, um paralelo da exclusão social versus exclusão digital. Por sorte, urge a inclusão pela crescente tendência no processo produtivo, o que nos faz questionar o ‘objetivo’ da educação Ead: preparar produtor/consumidor para o sistema (ou promover o desenvolvimento integral da pessoa humana?) (...) “Partir dos meios para aprofundar outras dimensões do ser humano que ignoram, para sistematizar o conhecimento dentro de um projeto integral do ser humano, para ajudá-lo a libertar-se e a não depender do que eles afirmam. (HASSE, 1999, p46). Segundo Almeida (1998, p9) O computador tornou-se uma ferramenta indispensável em nome de uma maior atenção ao ritmo individual do aluno ou como simulador de experiências caras,complexas e perigosas. A implementação do computador e da TV pendrive não é por si só a solução para todas as prostrações do atual sistema de ensino. Depende da qualificação da ação docente e da forma como for utilizado, questões essas inerentes à pedagogia do professor. É através do trabalho do professor, com ou sem computador, que os alunos serão autônomos, interessados e compromissados com seu ensino aprendizagem. “(...) Isto significa que o trabalho com o computador na escola deve ser bem planejado e desenvolvido, de modo que só torne oportunas experiências válidas e gratificantes do alunos. ( HASSE, 1999, p138)” Antes é preciso seduzir... como num enigma.. . O mágico faz uma coisa absurda e a gente quer saber como ele conseguiu aquilo. Com as coisas da vida é o mesmo (Alves, 2002, p3). Percebe-se que o computador é um aliado na luta pela inserção e pela manutenção dos indivíduos no processo educativo, tornando-o útil, prazeroso, quando bem utilizado. Para tanto, precisamos de professores capacitados, conscientes do potencial e dos limites do uso do computador, de pessoal preparado para resolver seus problemas técnicos, treinados para utilizá-los bem, de alunos que dominem as ferramentas oferecidas pelos sistemas.

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