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domingo, 19 de maio de 2013

Plano de Curso do 1º Ano EM 2013


UE: COLÉGIO ESTADUAL LUIS EDUARDO MAGALHÃES
PLANO ANUAL - Professora: Lucia Carmen de Oliveira
PLANO DE CURSO 2013 - DISCIPLINA: Biologia – 1º Ano do Ensino Médio

COORDENADORA de área: Professoras Clélia Eugênia.
“(...) ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre" (FREIRE, 1979, p.79).

OBJETIVOS GERAIS
• Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive e as tecnologias como meios para suprir as necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao ser humano e ao equilíbrio da natureza; • Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação. • Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem.
JUSTIFICATIVA
O objetivo geral do P.P.P. Promover educação de qualidade, que possibilite ao aluno a apropriação do conhecimento científico e o desenvolvimento de suas competências e habilidades, formando cidadãos conscientes, participativos, responsáveis e capazes de promover transformações na sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
*Reconhecer e compreender características básicas dos seres vivos, comparando-as com o ser humano; • Relacionar conhecimento científico e vida cotidiana, respeitando a si mesmo e ao meio ambiente; Compreender o ser humano como um ser natural, em interação com a Natureza, com a sociedade e com o Universo;• Reconhecer e compreender as especialidades dos minerais, animais e vegetais;• Reconhecer e compreender a dinâmica do meio ambiente, conceituando e interpretando fenômenos ambientais;• Identificar e descrever as características da Ciência; • Relacionar o conhecimento botânico e zoológico as mais variadas situações do cotidiano;• Compreender a origem e diversidade dos seres vivos, sistematizando e classificando informações científicas;• Reconhecer e compreender o funcionamento dos sistemas presentes no organismo humano;• Identificar e descrever as características do corpo humano; • Ler, interpretar e analisar ideias, conceitos e procedimentos científicos.


CONTEÚDOS

PRIMEIRO BIMESTRE

1.Histórico da Origem da Biologia; 2.A Origem da vida na Terra; 3.Bases moleculares da vida – componentes orgânicos e inorgânicos (minerais) da matéria viva (seres vivos); 3.7 Os ácidos nucléicos. 4. Teoria celular; Comparação entre os tipos básicos celulares: monera e eucariótica. A célula vegetal e seus componentes. A célula animal e seus componentes. 5. Membrana plasmática e a permeabilidade/transporte através; 6. Citoplasma e suas organelas; 7. O núcleo e seus componentes; a importância do núcleo. TRABALHO sobre o capítulo dois: A Origem da vida na Terra. PRÁTICA: desenho e confecção da célula e seus componentes com massa de modelar e outros materiais a livre escolha. E as respectivas atividades de cada capítulo (cinco, seis e sete) valendo 3 X 3,33 cada correção oral em grupos de 5-6 alunos.

SEGUNDO BIMESTRE

8. Divisão celular: Mitose e Meiose; 9. Metabolismo energético: Fotossíntese e respiração anaeróbia dos fungos e respiração aeróbia dos demais seres vivos. 10. OS ÁCIDOS NUCLÉICOS: A natureza química dos genes no controle gênico das atividades celulares; Replicação, Transcrição e Tradução. E as respectivas atividades de cada capítulo (oito, nove e dez) valendo 3 X 3,33 cada correção oral em grupos de 5-6 alunos.
SEGUNDA NOTA: AULA PRÁTICA, valendo 5,0 pontos: Construção da molécula de DNA. MATERIAIS: Cada grupo de 6 a 8 alunos devem trazer:
1 pacote de jujubas de quatro cores; 1m de arame bem fino cortado em dois ou quatro pedaços iguais; as quatro letras A T; G C para simbolizar as bases nitrogenadas(do tamanho da jujubas); palitos de dentes para representar as ligações de hidrogênio entre as BN; nucleotídeos em retângulos de cartolina.
MONTAGEM: em cada fio de arame enfiar jujubas em intervalos iguais; unir cada fio cheio de jujubas enfiando um palito entre os pares de BN. Assim está pronto a dupla-fita de DNA. Se der tempo, nas laterais, pode colar retângulos de cartolina (previamente desenhados) o restante do nucleotídeo: a pentose desoxirribose e o fosfato desenhado. Explicar cada componente do nucleotídeo. E torcer a dupla hélice para simular condensação cromossômica e/ou o sentido 5’, 3’ da helicoidização (enrolamento). E o
TRABALHO sobre o capítulo dezesseis: Desenvolvimento embrionário de mamíferos.


TERCEIRO BIMESTRE:
11. HISTOLOGIA: A diversidade celular dos animais; Estrutura e função dos tecidos epiteliais; Estrutura e função dos tecidos conjuntivos; A pele humana, estrutura das camadas da pele e os seus anexos: pelos, unhas e glândulas. 12. Tecido Sanguíneo – Componentes do sangue e os tecidos hematopoiéticos precursores das células sanguíneas. 13. Tecidos musculares e tecido nervoso. E as respectivas atividades de cada capítulo (onze, doze e treze) valendo 3 X 3,33 cada correção oral semanalmente (em grupos de 5-6 alunos). Total: 3 semanas = dez pontos.
SEGUNDA NOTA: TRABALHO sobre o capítulo catorze: Reprodução Humana (valor: até cinco pontos). E a PRÁTICA em laboratório: examinando ossos e músculos (valor: até cinco pontos; 6 xérox para seis grupos.
QUARTO BIMESTRE:
14.Reprodução humana; 15. Embriologia animal; 16. Desenvolvimento Embrionário de mamíferos.
OBSERVAÇÃO: Essa numeração corresponde aos capítulos do livro do aluno.

METODOLOGIA
Leitura do livro didático, paradidáticos, periódicos que possam promover debates e palestras. Leitura oral compartilhada e grupal. Leitura silenciosa. Leitura de textos visuais. Aula expositiva: Cópia de esquemas representativos e resumos; desenhos. Atividades em grupo. Usar data show e TV pendrive. Construção de mapas e gráficos. Confecção de cartazes e trabalhos manuais. Trabalhos individuais. Trabalho em grupo. Atividades individuais do livro didático do aluno. Utilização de jornais, revistas e cartazes. Provas escritas.

AVALIAÇÃO PROCESSUAL: A avaliação será contínua no aprendizado do aluno através da verificação de aprendizagem seja com correções coletivas no quadro ou oralmente em grupo, seja com discussão, participação em sala, desempenho nas atividades, trabalhos, vistos no caderno, atividades avaliativas, culminando com provas bimestrais contendo questões objetivas e discursivas sobre os assuntos desenvolvidos nas aulas.

CITAÇÃO BIBLIOGRÁFICA. “Faz parte do planejamento a preparação teórica das aulas e metodologias de ensino e aprendizagem. Dentre as estratégias de ensinagem, que é o ato de aprendizagem do aluno que supera a simples ação do professor de expor o conteúdo (ANASTASIOU, 1998), estão às atividades práticas, de importância principalmente nas disciplinas de Ciências Biológicas, dentre elas a Biologia, visto que despertam e mantém o interesse dos alunos. “Estas aulas desempenham funções únicas, permitem que os alunos tenham contato direto com os fenômenos, manipulando os materiais e equipamentos, e observando organismos” (KRASILCHIK, 1983, p.77).

REFERÊNCIAS: O livro do aluno: Componente Curricular: Biologia V1- Biologia das células. Amabis, José Mariano e Martho, Gilberto Rodrigues, 3ªEd. Moderna, São Paulo, 2010. Sites sugerido em seu livro: HTTP://www.geneticanaescola.com.br/menuRevista.html
WWW.sbfísica.org.br/arquivos/PCN_CNMT.pdf
Revistas, Jornais, literatura interdisciplinar disponíveis no acervo do CELEM. Ciencianamidia.wordpress.com/videos-selecionados/ “Bem aventurado o homem que busca o conhecimento e adquire sabedoria” Prov. 3:13. Almeida.

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